06/10/2009

Mineiros

Casegas é uma terra, cuja história girou em torno das Minas da Panasqueira nos últimos cem anos. Se hoje o universo das Minas já não é tão marcante na vida das gentes, resta uma memória forte e indelével. Essa memória tem sido avivada anualmente pela caminhada e, este ano, a rota dos mineiros incluiu uma homenagem na Casa do Povo de Casegas. O vagão, logo à entrada, no exterior, e a lápide comemorativa, lá ficam para marcar fisicamente esse facto. Por outro lado, a exposição da memória mineira (livros publicados sobre as Minas desde há muitos anos, quase uma dezena, objectos de uso diário, o gasómetro, o capacete, as botas, a roupa, o saco da merenda e a bota, etc) feita no salão, marcou o dia 4 de Outubro.
O presidente da Comissão de Gestão da Casa do Povo de Casegas, César Craveiro, referiu a história dos mineiros e homenageou, em nome da Casa do Povo e dos seus sócios, os convidados, antigos mineiros de Casegas que se reformaram em serviço na empresa e outros de terras mineiras vizinhas, entre as quais, S. Jorge da Beira (ex-Cebola). Esteve também presente o actual director da Sojitz Beralt Tin & Wolfram Portugal e outros elementos do staff da empresa .
Seguiu-se o almoço, tradicional na gastronomia da festa dos mineiros: chanfana de cabra, acompanhada com o habitual vinho tinto e doces regionais à sobremesa.

Sem comentários: