19/04/2008

Arte rupestre e paisagem

A primeira imagem com a forma circular que fica na Bouça, só se vê da margem esquerda da Ribeira de Casegas durante alguns dias do ano em que o sol incide directamente sobre a mesma. Será recente ou antiga?
As restantes são gravuras que descobri no Vale da Piçarra que poderão ser vistas na Rota dos Ganhões a realizar em 7 de Dezembro. Existem podomorfos (representações dos pés) e antropomorfos (representação de pessoas) e covinhas (que poderão representar astros). A última é uma das dezenas de gravuras que descobri no Sobral onde existirão muitas mais para descobrir. No Sobral existem gravuras especialmente no Cadaval e Giesterinha, que se encontram no alinhamento das existentes no Vale da Piçarra, em Casegas. É um local de passagem desde há muitos anos, por onde passava a Rota do Sal. Os vestígios que lá se encontram (via fóssil), são o resultado do desgaste das rodas dos carros de bois desde há muitos anos. Digamos que era a auto-estrada dos tempos antigos por onde se levavam os produtos do litoral para o interior. Já se descobriu o seguimento da mesma no Sabugal e Idanha.
Luciano Branco Duarte

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Luciano:
Não tenho o prazer de o conhecer mas, nos últimos tempos, ao pesquisar na net, tenho "chocado" consigo e com o magnífico trabalho que tem vindo a desenvolver na zona de Casegas, particularmente na divulgação do património e da arte rupestre em especial, a ponto de o desejar conhecer pessoalmente.
Sou arqueólogo e estou a efectuar levantamento de gravuras rupestres aí próximo. Não quer vir tomar um copo um dia destes ao Sobral de São Miguel?
Com votos de continuação de bom trabalho
JP