18/06/2009

CAMINHAR NA ILHA DA MADEIRA, Cont...

Mais uma vez "Os Caminheiros de Casegas" realizaram o seu passeio anual.
Na companhia de 66 participantes fomos até à encantadora Ilha da Madeira.
Com um programa completo e bastante inovador (articulação plena de dois autocarros), conseguimos agradar a todos, aos que iam apenas para "Turismo" e aos que, como eu, queriam conhecer a Ilha através das suas belas "levadas" e "Veredas" .
Bem!..., do Funchal, Santana, Camara de Lobos, Porto Moniz, etc..., quem vai à Madeira, toda a gente fala e fica a conhecer.
Eu preferia falar das cerca de 19 Horas que realizámos de percursos pedestres, percorrendo e conhecendo, os "recantos" que esta bela "Ilha", reserva apenas para aqueles que se dedicam ao prazer de "Caminhar".

No primeiro percurso (dia 11), optámos por realizar a "Levada do Furado", com início na zona do "Ribeiro Frio", começámos com uma ida até ao Miradouro do "Balcões", para apreciar a bem conservada Floresta "Laurissilva" e as montanhas do Maciço Central.
De seguida, seguimos pela levada da Serra do Faial, do Ribeiro Frio até há Portela onde o autocarro nos esperava.
Distância percorrida: 13 Km
Tempo: 5 Horas
Dificuldade: Baixa




No segundo passeio, já na companhia do nosso amável guia, O Sr. Quintal, membro dos "Amigos da Natureza". Fomos para a Zona do Paúl da Serra, em pleno planalto, o autocarro deixou-nos na estrada que desce para o Fanal, iniciamos o percurso pela ribeira que leva as águas até à lagoa do "vento", (local único, mesmo por cima da cascata do Risco) onde almoçámos e alguns "Companheiros" aproveitaram para dar um "mergulho", seguimos pela levada do "Fanal", até ao "Rabaçal", onde nos esperava o transporte de regresso, seguimos para Porto Moniz, mergulho nas "Piscinas Naturais" e por último, paragem "obrigatória" na Serra d Água, para "provar" a famosa "Poncha"...
Distância Percorrida: 10 Km
Tempo: 3h 30m
Dificuldade: Média





Para sábado, ultimo dia de caminhadas, estava reservado, ao trajecto que nos trazia mais expectativas, era o dia dos "duros", chamavamos nós.
Pelas 7h 30m, com o tempo impecável para caminhar, saímos do Hotel com destino ao "Pico do Areeiro".
Na companhia dos nossos Guias, O Sr. Quintal, o Marco, O Ricardo e o Sr. Andrade, membros dos "Amigos da Natureza" e depois da foto de família, iniciámos a 1ª parte do percurso.
Do "Pico do Areeiro" ao "Pico Ruivo", traçado realizado por uma espectacular vereda de montanha, (muito bem conservada) e alguns túneis, sem palavras para descrever a paisagem que nos envolvia, deixo as imagens falarem por si.
Em menos de 3 horas chegámos ao ponto mais alto da Ilha o "Pico Ruivo" (1.968m), depois das fotos e algum "aconchego" ao estômago, iniciámos uma descida vertiginosa com desnível de uns bons 800m, ( foi a parte mais difícil de todo o percurso) demorámos cerca de 2 horas, até chegarmos á zona do "vale da Lapa", sitio onde se cruza a "Vereda da Ilha", com a "Levada do Caldeirão Verde".
Com a hora do almoço já tardia, foi aqui que partilhámos o farnel, na "companhia", do vinho "Morangueiro" do Sr. Quintal.
A 2ª parte do percurso estava reservada à "levada do Caldeirão Verde", logo no inicio, dois túneis, um com uns bons 100m e outro mais curto, mas bastante baixo, passado algum tempo chegámos ao local que eu tanto desejava conhecer, o "Caldeirão Verde" uma queda de água com cerca de 100m, rodeada de vegetação por todo o lado, formando uma autêntica caldeira de águas frias e cristalinas. Sem vontade de abandonar este local mágico, bem no centro da Ilha, lá iniciámos o regresso pela mesma Levada até ao Parque Florestal das "Queimadas" e de Seguida até ao "Pico das Pedras", onde o autocarro nos esperava, mas ainda tivemos tempo para provar o "pé de cabra", muito bem confeccionado pelo o Sr. Quintal.
Chegámos ao Funchal pelas 19 horas, algo cansados, mas felizes por estes 3 dias passados a descobrir os recantos, deste belo pedaço de "terra", que é a Ilha da Madeira....
Distância percorrida: 17 Km
Tempo: 9 Horas
Dificuldade: Alta






AGRADECIMENTO

Os "Caminheiros de Casegas" (blog), agradecem a total disponibilidade e voluntariado por parte de alguns membros dos "Amigos da natureza" da Ilha da Madeira, que ajudaram a tornar estes fantásticos dias, ainda mais ricos e agradáveis.

Um obrigado, há experiência do Sr. Quintal e do Sr. Andrade, à irreverência do Ricardo e às lições de "Botânica" do jovem Marco.

Um abraço e até breve "amigos".....

Ruben Neves

Como o "Camarada" "C.", já referiu, não deixem de dar uma "olhadela", nos seguintes Blogs:

http://caminhadasnamadeira.blogspot.com/

http://lugaresmadeira.blogspot.com/

Sem comentários: